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Sistemas de vedação inovadores para novos conceitos de motores

Aço multicamada oferece potencial mais alto de vedação
As juntas de cabeçote de aço multicamada consistem em duas a cinco chapas de mola ou aço-carbono, que são intercaladas com o material de vedação para formar juntas de cabeçote de aço multicamada. Para uma melhor vedação de gases e líquidos, o rebordo em torno das câmaras de combustão e passagens de óleo/refrigerante aumentam a pressão de vedação local (macrovedação), enquanto os revestimentos de elastômeros de superfície total ou parcial fornecem espessura adicional de vedação (microvedação)..


Junta de cabeçote de aço multicamada (MLS) de 3 camadas típica com chapa superior, camada ativa com Wave-Stopper e rebordo de chapa inferior mais revestimentos de elastômero de superfície total (interior) e parcial (exterior) melhoram o potencial de vedação desses sistemas modernos de vedação. Rebordo para macrovedação e revestimento de elastômero para microvedação. 

Acabamento de superfície ideal para melhor vedação

Propriedades de superfícies de vedação
Propriedades de superfícies de vedaçãoTambém no futuro, juntas de cabeçote de aço multicamada (LMS) representarão o conceito líder de vedação. Já hoje em dia, a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor é atingida quase exclusivamente pelo uso de juntas de cabeçote de aço multicamada. Entretanto, não é somente a qualidade da junta do cabeçote que é responsável pela vedação perfeita. Um papel igualmente importante é desempenhado pela qualidade da superfície do cabeçote e do bloco do motor.

As exigências impostas ao acabamento da superfície são um fator decisivo para resultados de vedação confiáveis. Portanto, é imprescindível observar os valores especificados ao instalar as juntas do cabeçote. Assim, não há diferença entre juntas compostas e juntas de aço multicamada.

Desvios de superfície
Os seguintes desvios de superfície causam redução das qualidades da superfície do cabeçote e do bloco do motor:

  • Irregularidade do componente
  • Distorção do componente
  • Ondulação (desvios em paralelismo)
  • Rugosidades (ranhuras e marcas)




Exemplo de influências na qualidade da superfície em razão de desvios de superfície em um bloco de motor.

DICA
As normas relativas à textura da superfície são definidas em DIN EN ISO 4287. Os valores correspondentes são Rz ≤ 15 μm para rugosidade e Pt ≤ 22 μm para profundidade do perfil. Consequentemente, as juntas do cabeçote devem fornecer propriedades de vedação macro e microabrangentes.

Irregularidades e distorções do componente
A irregularidade e a distorção do componente podem ser determinadas por meio de uma régua. As medições são feitas utilizando o método de lacuna de luz. A borda do dispositivo de teste é colocada na superfície e movida sobre os orifícios dos parafusos de maneira longitudinal e transversal. Assim, quaisquer irregularidades ficam visíveis pela lacuna de luz (gap de luz).



Medição prática dos valores máximos de ondulação e rugosidade (ranhuras e marcas) utilizando sonda sensora, e indicação de possíveis canais de vazamento.


Valores máximos de irregularidades e distorções do componente para carros de passeio. Medição prática utilizando uma régua e o método do lacuna de luz.

Juntas de cabeçote de aço multicamada – A solução ideal para cada tipo de superfície

O design especial das juntas de aço multicamada permite que elas se adaptem a todas as texturas da superfície, desde que a qualidade da superfície esteja dentro das tolerâncias especificadas.

DICA DE ESPECIALISTAS
Com o método de aperto torque-ângulo, os parafusos de cabeçote são alongados permanentemente. Por motivos de segurança, os parafusos de cabeçote devem, portanto, ser utilizados apenas uma vez.

Dados adicionais sobre o assunto são fornecidos em nossas Informações práticas nº 2 (Parafusos de cabeçote e instalação do cabeçote)
DICA DE ESPECIALISTAS
Sempre observe as exigências impostas à qualidade da superfície:

  • Irregularidade do componente para carros de passeio
    • menos de 0,03 mm sobre uma distância longitudinal de 100 mm
    • menos de 0,05 mm sobre uma distância longitudinal de 400 mm
    • menos de 0,03 mm sobre uma distância transversal de 100 mm
  • Irregularidade do componente para veículos comerciais
    • menos de 0,03 mm sobre uma distância longitudinal de 100 mm
    • menos de 0,10 mm sobre uma distância longitudinal de 1.000 mm
    • menos de 0,03 mm sobre uma distância transversal de 100 mm
  • Ondulação
    • máxima de 10 μm em um espaço de ondulação ≥ 8 mm
  • Rugosidade
    • Rz ≤ 15 μm
    • Rmax ≤ 20 μm


Informação prática

Tips and Practical Information