RetentoresA finalidade dos retentores é fornecer vedação entre o virabrequim e o exterior. Os retentores clássicos consistem em um invólucro de metal que carrega o lábio de vedação dinâmica e também fornece a função de vedação estática. O lábio de vedação dos retentores é geralmente fabricado em elastômero e fica em contato com a superfície do eixo rotativo. Deste modo, o lábio é pressionado sobre a superfície do eixo por meio de uma arruela de pressão. Como resultado do movimento de rotação, há uma folga de vedação de aproximadamente 1 μm na borda do lábio. O óleo pode entrar nessa folga, que serve para lubrificar o lábio de vedação.
O material para os futuros retentores é denominado politetrafluoretileno – ou, simplesmente, PTFE.Baixo atrito e consumo mínimo de energia são as vantagens essenciais oferecidas pelos retentores de PTFE. Esses retentores podem ser utilizados sem problemas também com operação a seco ou com lubrificação insuficiente. As excelentes propriedades térmicas do material, com faixa de operação de -130ºC a +200ºC, são incomparáveis. Além disso, o PTFE é caracterizado por resistência química alta e torque de separação baixo após a parada.
Design e construção de retentores integradoO invólucro externo é feito de aço inoxidável. Um anel em O de fluoroelastômero garante vedação estática ideal. O diâmetro interno é perfeitamente concêntrico com o diâmetro externo. O lábio de vedação real é feito de PTFE altamente resistente a desgaste e de baixo atrito. Um retentor de pó (lábio de borracha ou tira de feltro) adicional fornece uma barreira eficaz contra partículas contaminantes.Tipo especial com retentores integradoRetentores integrados reduzem o tempo de fabricação dos motores de produção em série. Como só é necessário instalar um componente, o trabalho na linha de montagem e os vazamentos subsequentes são reduzidos em cerca de um terço. Da forma semelhante, economias de tempo significativas são alcançadas ao substituir as vedações radiais do virabrequim.
DICA DE ESPECIALISTAS
Lábio de vedação de PTFE danificadoA causa mais frequente de falha é o dano ao lábio de vedação de PTFE durante a montagem. Se o retentor for instalado sem a ajuda de uma manga ou ferramenta especial e for deslocado, ou mesmo virado do avesso, dificilmente será possível fazer uma vedação confiável. Semelhantemente, o uso de óleo ou graxa, como em anéis de vedação de óleo clássicos, resultará em falha total do retentor de PTFE imediatamente após a instalação.