Juntas de cabeçote compostasA junta de cabeçote composta clássica é uma junta plana compressível. Consiste em uma chapa de suporte metálica com orifícios, na qual o material composto é enrolado em ambos os lados, ou seja, bloco do motor e cabeçote. Rebordos metálicos (anéis de contenção de fogo) vedam a câmara de combustão e protegem o material composto sensível contra superaquecimento. A superfície do material é impregnada para evitar a expansão (inchaço) da junta quando entra em contato com meios líquidos como óleo, água ou anticongelante. Os elementos Viton de materiais elastômeros permitem um aumento parcial da pressão na superfície de montagem nas proximidades dos canais de pressão do óleo.
Tipos diferentes de vazamentoAs juntas de cabeçote compostas são sujeitas a uma sequência extensa de testes. Assim, a aprovação para instalação só é dada a juntas de cabeçote absolutamente perfeitas e de boa qualidade. No entanto, vazamentos ainda podem ocorrer durante a operação prática, mas isso só acontece em casos excepcionais devido a uma junta defeituosa. Há diversas possíveis causas de dano a juntas de cabeçote compostas.Vazamentos de gás, óleo e refrigeranteNa terminologia profissional, vazamentos entre o cabeçote, a junta do cabeçote e o bloco do motor se enquadram no termo geral “vazamento”. Desta forma, há uma distinção entre vazamento de gás, óleo e refrigerante, também conhecida como “vazamento de meios”.No total, sete tipos diferentes de vazamento de meios podem ocorrer com juntas de cabeçote compostas:
O superaquecimento do motor pode ocorrer em razão de falhas na bomba de água, no radiador, no termostato ou nas mangueiras, devido a líquido de arrefecimento insuficiente ou ventilação incorreta do sistema de refrigeração após algum trabalho feito no cabeçote. Outras causas para possível superaquecimento são a combustão irregular no motor em razão de depósitos de coque e a alta pressão dos gases de escape em caso de falha do conversor.DICAAo remover a junta do cabeçote, é importante observar as instruções do fabricante, para evitar distorções do cabeçote e/ou do bloco do motor. Evite danificar as superfícies de vedação do componente durante a remoção da junta do cabeçote.Destruição na área da malha devido à fuga de gás de combustão.
Vazamento de óleo e refrigeranteAo contrário do vazamento de gás, os danos na junta devido ao vazamento de óleo ou de refrigerante são muito difíceis de detectar em uma junta de cabeçote composta após a desmontagem. Traços de ferrugem e agente anticongelante com depósitos brancos semelhantes a calcário na superfície da junta podem ser indicadores de vazamentos de fluido refrigerante. Evidências concretas de vazamento de óleo são encontradas muito raramente.Sujeira, objetos estranhos e superfícies ásperasA prática mostra que é importante manter as superfícies limpas. Repetidas vezes, sujeira prensada ou objetos estranhos são a causa de danos e vazamentos. Portanto, as superfícies do bloco do motor e do cabeçote devem ser cuidadosamente limpas. Isso se aplica principalmente após algum retrabalho nas superfícies em caso de irregularidades, distorção, ondulação (desvios no paralelismo) ou rugosidade (marcas e ranhuras).DICA DE ESPECIALISTASAo instalar uma junta do cabeçote composta com elemento Viton, garanta que o cabeçote e a junta do cabeçote sejam posicionados com precisão. O posicionamento impreciso pode fazer que o elemento Viton seja demasiadamente pressionado ou ele pode ser danificado por bordas afiadas do componente. Ao substituir uma junta do cabeçote, é necessário um composto de vedação adicional somente quando especificado explicitamente pelo fabricante.