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DICA
Em combinação com a qualidade da junta do cabeçote, o acabamento da superfície do cabeçote e do bloco do motor, bem como a instalação da junta, são decisivos para bons resultados de vedação. Irregularidades e distorções do componente, reutilização de parafusos do cabeçote e uso de graxa, óleo ou compostos de vedação líquidos deteriorarão o efeito de vedação até mesmo da melhor junta de cabeçote de aço multicamada. Portanto, devem-se observar rigorosamente as instruções de instalação do fabricante.



Junta de cabeçote de aço multicamada de três camadas típica com chapa metálica superior, camada ativa com tecnologia Wave-Stopper® e chapa metálica inferior. Rebordos e revestimentos de elastômero de superfície completa melhoram o potencial de vedação desses sistemas modernos de vedação. Rebordo para macrovedação e revestimento de elastômero para microvedação.


Soluções VICTOR REINZ para elastômeros com vazamentos, danos e defeitos

Vazamentos típicos entre o cabeçote, a junta do cabeçote e o bloco do motor envolvem gás, óleo ou fluido refrigerante. Esses vazamentos ocorrem entre as câmaras de combustão e são liberados no circuito de refrigeração ou no meio ambiente. Vazamentos de gás podem resultar, em pouco tempo, em danos fatais ao motor, e vazamentos de óleo podem causar poluição ambiental grave,

Sujeira prensada ou objetos estranhos, bem como superfícies ásperas, também causam danos às juntas do cabeçote. A irregularidade do componente gera fuga de gás entre as câmaras de combustão e, consequentemente, provoca falha da junta.

Portanto, é essencial que seja feita uma limpeza completa das superfícies de vedação antes de instalar a junta do cabeçote.



Vazamentos típicos de meios com juntas de cabeçote de aço multicamada..

DICA
Na terminologia profissional, vazamentos entre o cabeçote, a junta do cabeçote e o bloco do motor se enquadram no termo geral “vazamento”. Isso sempre envolve uma saída descontrolada de meios (gás, óleo, fluido de refrigeração) entre o cabeçote, o bloco do motor e a junta do cabeçote.


Rebordos quebrados e elastômeros danificados

Análise de danos das juntas de cabeçote de aço multicamada
Danos às juntas de cabeçote de aço multicamada envolvem principalmente dois elementos de vedação: rebordos e revestimentos de elastômero.

Quebra do rebordo em razão de dinâmica excessivamente alta do componente
Possíveis causas de dinâmica excessivamente alta do componente são parafusos de cabeçote defeituosos, reutilizados ou não lubrificados; torque incorreto do parafuso devido ao atrito excessivamente alto durante a instalação; e danos no cabeçote ou ao bloco do motor. As distorções do componente também podem resultar do superaquecimento do motor. Semelhantemente, se um motor for operado em condições de “ping” (pré-ignição), as temperaturas e pressões altas podem causar umadinâmica maior do componente e possíveis quebras do rebordo.

Revestimento de elastômero desprendido devido ao superaquecimento
Causas clássicas de superaquecimento são defeitos na bomba de água, no radiador, no termostato ou nas mangueiras, mas fluido refrigerante insuficiente ou ventilação incorreta do sistema de refrigeração também podem causar problemas térmicos. Falha do conversor catalítico também pode resultar em temperaturas mais altas devido ao aumento da contrapressão de escape.


DICA DE ESPECIALISTAS
Se o revestimento de elastômero de uma junta de cabeçote defeituosa removida puder ser facilmente descascado do substrato de metal com a unha, a causa mais provável da falha é o superaquecimento do motor.     .


Parte quebrada causada por dinâmica alta do componente



Revestimento de elastômero danificado por superaquecimento
 

Revestimento de elastômero destruído por agentes anticongelantes
O contato com agentes anticongelantes não aprovados pode fazer o revestimento de elastômero soltar-se da superfície metálica. As partículas de elastômero desalojadas podem, subsequentemente, entupir os canais de refrigeração e interromper o fluxo de refrigeração. Isso resulta em um motor superaquecido. Outros perfis típicos de danos para juntas de cabeçote de aço multicamada são vedações da câmara de combustão destruídas em razão do sobrenadante incorreto da camisa do cilindro ou assento irregular/defeituoso do flange, bem como áreas de compressão (“squish”) gravemente danificadas em razão de câmaras de turbulência desconectadas.


DICA DE ESPECIALISTAS
Os parafusos de cabeçote apertados utilizando o método torque-ângulo são alongados permanentemente. Após a desmontagem, eles ficam claramente mais alongados do que os parafusos novos. Se reutilizados, eles podem quebrar. Portanto, devem-se sempre utilizar parafusos de cabeçote novos ao substituir uma junta de cabeçote.



As causas de fuga (blowby) são pressões de combustão excessivamente altas, superfícies de vedação ásperas, distorções do componente ou compressão inadequada da junta do cabeçote.



Junta danificada na área de compressão (“squish”) porque a câmara de turbulência está solta. Chapa espaçadora fraturada em dois lugares e desprendida.

Informação prática

Tips and Practical Information